Make your own free website on Tripod.com

O Desporto ( Sem bola)

O Badminton

Home
O Badminton
O Atletismo
O Hóquei no gelo
O Ciclismo
O BMX
O Hipismo

image439.jpg

A origem do badminton...
 
        O Badminton teve sua origem na antiguidade, mais ou menos dois mil anos na Grécia. Lá existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. O jogo tinha como objectivo rebater um volante com tacos, não deixando que o volante caísse no chão.

Na Índia o
Badminton moderno nasceu, foi baptizado de "Poona". Alguns oficiais ingleses de passagem pelo país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. Camponeses passaram a jogar "Poona" na Inglaterra medieval. No século 17 o "Poona" já havia se espalhado pelo continente europeu. Foram encontrados algumas evidências de que o "Poona" também era jogado na América colonial. O "Poona" recebeu o nome de Badminton quando, em 1850, foi criada uma outra versão do desporto. O nome a nova da nova versão deve-se ao fato, de que foi criada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beauforts, em Gloucestershire, Inglaterra.

A Federação Internacional de Badminton (IBF), foi criada em 1934, com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Tem sua sede, em Gloucestershire. Como o passar dos anos vários países se tornaram membros, principalmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF.

O calendário do
Badminton apresenta seis grandes torneios promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals. Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, passará a ser disputado nos demais Jogod Pan-Americanos.

O
Badminton apareceu pela primeira vez nas olimpíadas, foi nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um desporto de demonstração. Em Seul, 1988, o Badminton foi jogado como desporto de exibição. Já a partir de 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona o Comité Olímpico promoveu o badminton a desporto olímpico. A popularidade do Badminton ficou evidente quando aproximadamente 1 biliões de pessoas assistiram aos oito dias de competição pela televisão. Os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em 1992. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina duplas. A Malásia levou o bronze na categoria masculina duplas. A partir dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições.

Um jogo de Badminton é constituido por:

Um Campo de badmington - medidas inglesas.

Um Volante.

Duas Raquetes.

 O badminton é um desporto individual ou de pares, semelhante ao ténis, praticado com raquetes e um volante, também chamada volante ou pena.

O jogo nasceu na Índia séculos atrás e era chamado de poona. Soldados do exército inglês se interessaram e levaram a novidade para a Inglaterra em 1870.

O nome nasceu na residência de campo do duque de Beaufort, na Inglaterra, em 1873. Os convidados do duque divertiam-se em bater uma peteca de lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. Logo chamavam a brincadeira de "o jogo de Badminton". Ele continuou sendo praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.

O volante de badminton tem dezasseis penas. As melhores são as de penas de ganso, que pesam apenas cinco gramas e geralmente duram dez partidas. A rede fica a 1,52 metros do chão.

É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O objectivo do jogo é, usando a raquete, lançar o volante sobre a rede para o campo do adversário, sem a deixar tocar no chão. Aquele que deixar cair o volante dentro do seu lado da quadra, ou lançar o volante para fora da quadra, perde a jogada. Se o jogador (ou par) que ganha a jogada for o que a iniciou, então marca um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário a servir. O primeiro jogador a atingir 15 pontos (11 pontos no caso das mulheres) ganha o set. Um jogo é composto por um número impar de sets, normalmente 3 ou 5, ganhando o jogador que vencer a maioria.

Apesar de uma quadra de badminton ser bastante menor que uma de ténis, a distância percorrida por um jogador de badminton pode ser muito maior. Neste desporto, força, velocidade, reflexos e resistência são essenciais.

O desporto é bastante popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia, Japão e Indonésia. Também conta com um número razoável de praticantes na Europa e Estados Unidos.

 

Enter supporting content here